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Mapeamento e Modelagem de Processos e Decisões

Início das aulas: Imediato

Instrutor: Maurício Bitencourt, CBPP

Profissional com Carreira desenvolvida por mais de 30 anos na área de serviços em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial, e experiência (prática) em projetos de modelagem, análise e desenho de processos, casos e decisões com as notações BPMN, CMMN e DMN e automação de processos, casos e regras de negócio com as plataformas BPMS/BRMS Intalio, jBPM/Drools e Camunda.

Certificações PMP Project Management Professional certificado pelo PMI-RS em 2005 (PMI-RS PMP 289524), CBPP® Certified Business Process Professional certificado pela ABPMP International em 2010 e (2010BR00004), recertificações CBPP Blue Seal em 2013 e CBPP Red Seal em 2016.

Bacharel em Administração de Empresas – Ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS (CRA/RS 24049/P).

Objetivo

Preparar tecnicamente e treinar os profissionais dessas áreas para mapear, modelar e simular seus processos e decisões com base em regras de negócio, capacitando-os para criarem modelos de processos claros e objetivos.

Qualifica-los a entender e exercitar o escopo de processos ponta a ponta e de como priorizar iniciativas de melhoria e transformação relevantes para os clientes.

 

Público Alvo

Gerentes, supervisores, analistas, encarregados e demais profissionais que estejam envolvidos com as questões de mapeamento, análise e desenho de processos, bem como na melhoria das decisões e da performance da organização.

Módulos

MAP - Mapeamento da Arquitetura de Processos

 

Estratégia e Execução

  • Modelagem da motivação do negócio BMM: fins, meios, influenciadores, avaliações, unidades, processos, regras de negócio e vocabulário comum.
  • Análise de proposição de valor e intenção estratégica.
  • Vínculo entre o Planejamento Estratégico, Estruturas de Medição do BSC, Cadeia de Valor e Estrutura de Processos.
  • Identificar segmentos de clientes e clientes dos clientes com suas taxas de conversão.
  • Diagramas de trocas a partir do mapeamento das partes interessadas internas e externas.
  • Análise de ciclos de vida dos produtos e serviços para a atualização do diagrama de cadeia de valor.
  • Construção da carta de serviços aos clientes, beneficiários ou cidadãos.

 

Arquitetura de Processos

  • Como utilizar estruturas de trabalho (process frameworks): APQC PCF e SCOR.
  • Definição dos dois primeiros níveis de processo (macroprocessos): categoria e grupo de processos.
  • Adoção de uma estrutura de classificação de processos.
  • Mapeamento dos processos de negócio a partir do terceiro nível.
  • Mapeamento dos escopos de processos: entradas, controles, saídas e habilitadores.
  • Entrelaçamento dos processos ponta a ponta.
  • Dimensionamento de esforço de cada escopo de projeto com base nos processos ponta a ponta.

 

Governança, Risco e Conformidade

  • Introdução e motivação ao GRC.
  • Refletir como as decisões são tomadas no Modelo de Decisão da Organização para o cumprimento das políticas corporativas, leis e regulamentações para estabelecer a governança.
  • Como combinar as capacidades analíticas de desempenho em tempo real (BAM) com o processamento de eventos complexos (CEP) para evitar e mitigar riscos.
  • Como garantir que a organização atue de forma eficiente e transparente para garantir compliance.
  • Como monitor o desempenho da organização de ponta a ponta para assegurar aderência e sustentação de transformações necessárias.

 

 

MPD - Modelagem de Processos e Decisões

 

Modelagem de Processos

  • Abordagens da disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio e o BPM CBOK®.
  • Contexto no ciclo de vida de BPM do planejamento, análise, desenho, simulação, implementação, monitoramento, controle ao refinamento de processos.
  • Diferentes propósitos e boas práticas de modelagem progressiva de processos com diagramas (nível descritivo), mapas (nível analítico) e modelos (nível executável).
  • Demonstração de intercambio de modelos entre diferentes ferramentas de modelagem que suportam o padrão BPMN 2.0.
  • Demonstração de processos, casos e decisões integrados e automatizados com tecnologia BPMS.

 

Notação e Modelo BPMN 2.0

  • Diagramas: processos, conversações e coreografias.
  • Tarefas: humana, manual, envio/recebimento de mensagem, serviço, regra de negócio e script.
  • Divisões: piscinas, raias e papéis.
  • Atividades: embutido e externo; repetitivos em paralelo e sequencial; transação, ad hoc e compensação.
  • Conexões: fluxo de sequência, padrão e condicional; fluxo de mensagem; associação.
  • Eventos: início, intermediário e fim; captura e acionamento; simples, mensagem, temporal, escalável, condicional, erro, cancelamento, compensação, sinal, múltiplo e final.
  • Desvios: exclusivo, inclusivo, paralelo e complexo; com base em dados e com base em eventos.
  • Tratamento de exceções, transações e compensações.

 

Modelagem de Decisões

  • Abordagens de Gerenciamento de Decisões: Business Rules, TDM, BABOK® e OMG.
  • Motivação para a modelagem de decisões.
  • Como identificar, descrever e detalhar decisões.
  • Como decompor e refinar o modelo de decisão.
  • Manutenção do glossário e modelo de dados.
  • Diferentes abordagens e formas de representação de regras de negócio.

 

Notação e Modelo DMN 1.1

  • Elementos do nível de requisitos de decisão.
  • Elementos do nível de lógica de decisão e linguagem.
  • Boas práticas para modelar e manter regras de negócio em tabelas de decisão.

FERRAMENTA: Camunda Modeler - Ferramenta de código aberto Alemã para modelagem de processos, casos e decisões - será utilizada durante o curso, sendo instalada nos notebooks dos participantes e ficará disponível para utilização em suas respectivas empresas posterior ao treinamento, sem custo adicional.

Carga Horária: 40 horas

  • ATIVIDADE PREPARATÓRIA – atividade com casos e exercícios prévios sobre o tema e as suas práticas nas respectivas empresas, disponibilizados 10 dias anterior ao primeiro treinamento presencial.
  1. OBS: Nessa atividade também será disponibilizadas as instruções para instalação prévia da ferramenta/software a ser utilizado.
  • PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL – 24 e 25/05 – Sexta-feira (18:00 às 23:00 hs) e sábado (7:30 às 18:00 com intervalos).
  • VALIDAÇÃO - Exercícios e práticas de validação a serem desenvolvidos pelos participantes nas suas respectivas empresas após o primeiro treinamento, sendo discutido e avaliado no segundo encontro.
  • SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL – 28 e 29/06 – Sexta-feira (18:00 às 23:00 hs) e sábado (7:30 às 18:00 com intervalos).

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